Esta Igreja faz parte do edifício da Misericórdia, mesmo ao lado da Matriz, e a sua fachada fica em frente à porta lateral desta. É uma pequena igreja. As suas linhas atuais são do séc. XVIII, dado que há ali fatores muito ao gosto do tempo de D. João V, como os mármores a duas cores e o escudo saliente, na fachada, em mármore branco, com as armas de Portugal. A instituição da Misericórdia é mesmo do fim séc. XV, 1498.
O altar-mor, de mármore a duas cores, estilo joanino, tem, de fundo, um painel pintado, sem valor artístico, a representar Santa Maria e Santa Isabel. Sobre o altar, as imagens do Ecce Homo e da Senhora das Dores.
O púlpito, à esquerda, tem base de cantaria e gradeamento de madeira, do lado oposto há um coro para os mesários da Confraria, assente sobre cachorros de mármore, e parapeito de alvenaria, com relevos. O velho e gasto pavimento de tijoleira foi substituído, na década de 50, por outro granito, à maneira do que se fez no Espírito Santo, também aqui por iniciativa do seu provedor, Luís José Frade Caldeira. Tem esta igreja quase todas as alfaias para as procissões da Semana Santa.
© 2025 Junta de Freguesia de Cabeço de Vide. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.