CRUZEIRO
Compõe-se de uma coluna simples de mármore, assente sobre quatro degraus de forma rectangular, com capitel sobre o qual está uma cruz de braços largos, com a imagem de Cristo de um lado, e do outro, Nossa Senhora da Piedade, sobrepondo-a a pomba simbólica do Espírito Santo. Século XVI. O estado de Conservação é regular. Foi considerado monumento Nacional, por Decreto de 11 de Outubro de 1933.
Sabe-se que foi transferido para o lugar que hoje ocupa, em 1928 pois antes ficava junto á faceira das casas que lhe estão a Sul.
IGREJA DO ESPÍRITO SANTO
As obras, iniciadas em 1952, mostraram que esta igreja sofreu grandes restaurações nas paredes no séc. XVI, ou por terem ruído com o terramoto de 1531, ou porque Brás Gonçalves Figueiró quis mesmo substituir os dois pórticos de granito (de que se descobriram os vestígios), pelos actuais pórticos de mármore, e deixar num deles a cruz de braços duplos, para atestar que a Confraria desta Igreja e o próprio templo eram pontifícios, independentes de qualquer autoridade civil ou canónica. Nestas obras foram encontrados pavimentos inclinados para o altar-mor, usados nas igrejas visigóticas. A Igreja do Espírito Santo foi também sede da Confraria do Espírito Santo. Brás Gonçalves Figueiró em 20 de Janeiro de 1516, sendo síndico e procurador da Confraria do espírito santo de cabeço de vide, conseguiu a união da sua Confraria à congénere da Cidade de Roma. Para tal deslocou-se a pé a Roma nos meses de Junho e Julho de 1517, onde conseguiu que a Confraria de Cabeço de Vide fosse considerada "Santa Apostólica Confraria do Hospital do Santo Spírito da Cidade de Roma de Cabeço de Vide". De Brás Gonçalves Figueiró, apenas sabemos o que diz o manuscrito do compromisso da Confraria e o que refere a sua lousa tumular na Igreja do Espírito Santo, onde se lê: "Aqui jaz Brás de Gonçalves Figueiró, homem solteiro. Fundou esta casa. Foi a Roma a pé, pelas indulgências desta casa. Faleceu com a idade de 80 anos na era de 1550".
© 2025 Junta de Freguesia de Cabeço de Vide. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies | * Chamada para a rede fixa nacional.