Junta de Freguesia de Cabeço de Vide

Atoleiro 1384 - CIBA

Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros

Museus e Palácios

Atoleiros 1384 - Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros consiste num projeto destinado a apresentar aos visitantes uma reconstituição da batalha histórica travada em 6 de Abril de 1384, a curta distância da vila de Fronteira, recorrendo a meios multimédia.

A Batalha dos Atoleiros representou um acontecimento decisivo para a História e para o futuro de Portugal. Nesta batalha, Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar da sua superioridade numérica, através da utilização de uma tática militar de inspiração inglesa, a “tática do quadrado”.

Esta vitória revelou-se bastante expressiva, não só por não se terem registado mortos, nem feridos da parte portuguesa, ao contrário dos invasores que sofreram pesadas baixas, mas igualmente devido ao facto de se ter desabonado a invencibilidade castelhana, dando início ao processo de consolidação da nação portuguesa.

Com o intuito de se tornar uma referência cultural nacional no que se refere à temática das batalhas medievais, o Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros foi criado com base numa nova tipologia de museu, proporcionando aos visitantes a experiência de um percurso de visita com diferentes perspetivas visuais sobre o campo de batalha, facilitando a compreensão do contexto histórico, dos seus protagonistas e da importância das suas consequências para o futuro do nosso país.


© 2022 Junta de Freguesia de Cabeço de Vide. Todos os direitos reservados | Termos e Condições